O VALE DO JEQUITINHONHA É ASSIM.

 O Vale do Jequitinhonha é uma das doze mesorregiões do Estado de Minas Gerais formado pela união de 51 municípios agrupados em cinco microrregiões: Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina e Pedra Azul.

Situado ao norte do Estado de Minas Gerais, o Vale é amplamente conhecido, por um lado, devido aos seus baixos indicadores sociais, por outro, por ser detentor de exuberante beleza natural e de riqueza cultural invejável, onde se encontram traços sobreviventes da cultura indígena e da cultura negra.

A região, que inicialmente pertenceu à Bahia até o final do século XVII, foi incorporada ao Estado de Minas Gerais após a descoberta de diamantes no Tijuco – Diamantina e arredores.

Ocupa uma área de 85.000 km onde vive um milhão de pessoas aproximadamente, distribuídos em cerca de 80 municípios.

A maior parte do solo e árido sendo castigado regularmente por enchentes.

75% dessa população vivem na área rural praticando uma rudimentar agricultura e pecuária.

A região antes habitada por tribos indígenas foi muito castigada no passado pela prática de mineração e extração do diamante.

A história do vale também é muito interessante, já que inicialmente a região pertencia ao estado da Bahia, sendo incorporada a Minas Gerais após a descoberta de diamantes na microrregião diamantina.

O vale é considerado um dos mais pobres do Brasil, mas é um lugar excelente para o turismo com belas imagens desenhadas pela natureza.

As belezas naturais são de encher os olhos, já que o vale é banhado pelo rio Jequitinhonha e seus afluentes. Quer saber mais sobre o vale do Jequitinhonha?
RIO JEQUITINHONHA REGIÃO DE  ITAOBIM
MINAS GERAIS



---------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Beleza Natural no Vale do Jequitinhonha-- Região de Pedra Azul Minas Gerais. 





---------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir d'aqui você verá fotos da região do Jacinto e ao fundo, algumas pedras próximas de ALMENARA. E algumas imagens
lindas seguindo de Jordânia a Almenara MG.

Estrada de acesso entre Almenara-MG, e Jordânia MG













Belezas como estas, você só encontra no baixo vale do Jequitinhonha


---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
JORDÂNIA MG
Jordânia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Localiza-se a uma latitude 15º54'01" sul e a uma longitude 40º10'41" oeste, estando a uma altitude de 198 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10.040 habitantes. Possui uma área de 551,74 km². Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A região onde se encontra o atual município está situada à margem esquerda do rio Jequitinhonha, e a sede do município está situado à margem direita do rio ribeirão do salto, tendo sido pouso de tropeiros que transitavam de Minas Gerais para a Bahia e pertencia, inicialmente, ao município de Salto da Divisa. Em 1932, várias famílias se estabeleceram na área e logo o povoado se desenvolveu. O primeiro nome foi Palestina Mineira, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara. Em 27 de dezembro de 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A população de Jordânia, em seus hábitos de vida e gosto musical, mantém características culturais baianas, reafirmando a proximidade geográfica daquele Estado...Pertencem ao domínio municipal de Jordânia: Os distritos,Vila de Estrela e Vila de Ribeira. Este pequeno Histórico foi extraído do site:www.jordania.mg.gov.br/
.
HISTÓRIA DE JORDÂNIA
Foto do mapa Google: POUSO ALEGRE BAHIA 
Em 1933, Manuel Lima descobriu ter registrado um terreno as margens direita do córrego ribeirão, pertencente ao distrito de Salto Grande, município do Jequitinhonha terreno esse doado por Martinho Fernandes da Silva (Capitão), Jesuíno Craquimó de dona Maria Craquimó a Nossa Senhora do Desterro para a fundação de um comércio.

A notícia desse acontecimento ocorreu rapidamente e logo chegaram ao local os primeiros moradores, onde já se encontravam Justino Silva, Manuel Paulino de Freitas, também conhecido por "Neca" , Lídio Figueiredo, Eliziário, João Silva, "Péu".

Em Ribeirão do Salto, povoado, situado a margem esquerda do rio, na Bahia, chegou Elpídio Coelho dos Santos, á frente de um grupo. Estão também entre os primeiros habitantes do povoado: Clemente Dingo, José Urussu, José Evangelista Pessoa, Antônio Batista de Souza, Antônio Moreira dos Santos, Esmeraldo Pinto, João Ribeiro de Farias, Dona Bonifácia, Odilon Torres e José Joaquim.

Estas famílias enfrentaram muitas dificuldades, pois não haviam escolas, estradas, hospitais, etc.

Ao realizar-se a primeira feira o povoado consolidou-se e recebeu o nome de Palestina, mais tarde tornou-se vila, passando assim ter uma situação melhor.

O centro administrativo político era o Jacinto.

Em 1938, o povoado de Palestina foi elevada a categoria de Distrito de Paz. Subordinado ao Município de Vigia (atual Almenara).

Em 1939, foi instalado a o cartório de paz, para o qual foi nomeado o Sr. Generoso Alves da Silva.

Em 1943, o nome de Palestina Mineira foi trocado por Jordânia, e na visão administrativa de 1948, foi criado o município de Jordânia para o qual o Dr. Aroldo Gomes Vilaça foi nomeado intendente (como se fosse prefeito).

Na eleição de 1949 em ambiente de entusiasmo, interesse e vibração cívica, os senhores Adolfo Xavier Gomes e Juvêncio Pinheiro de Azevedo, foram eleitos, respectivamente prefeitos e vice prefeito do município.

O primeiro médico a chegar em nosso município foi o senhor Doutor João Oliveira Alves.

A agricultura foi a primeira a ser desenvolvida, o comércio de gado começou a ser o poderio econômico da região.

Em 27 de dezembro de 1948 Jordânia se emancipou e foi elevada a categoria de cidade.

O primeiro prefeito de Jordânia foi o Sr. Adolfo Xavier Gomes.

HISTÓRIA DOS BAIRROS DA CIDADE:

1 - BAIRRO BEIRA RIO

Primeiro bairro surgido, dizem que a cidade de Jordânia se iniciou por aquele bairro. A primeira residência a ser construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor.

Contam também que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem.

Hoje em dia esse bairro é conhecido como bairro Beira Rio, por suas casas serem as margens do rio, os moradores desse bairro sofrem muito com as enchentes.

2 - BAIRRO DA SAUDADE

-Depois do bairro Beira Rio, o próximo a ser surgido foi o bairro da Saudade, surgiu assim que Jordânia foi emancipada por volta de 1949, assim conta o Sr Jonas Almeida de Carvalho, conhecido por seu Jonas Fiscal.

Esse bairro surgiu na gestão do primeiro prefeito o Sr. Adolfo Xavier, o terreno foi doado pela igreja Católica de Jordânia, ás pessoas carentes desta Cidade.

Houve muitas invasões, por isso foi feita uma ocupação desordenada, com ruas tortas , fora do alinhamento.

Recebeu o nome de Rola Pote, porque conta uma da moradoras mais antiga de lá a Sra. Juliana Almeida Silva, e dona Delinda Maria Mendes (rezadeira famosa) que certa vez uma mulher ia levando um pote com água, quando chegou lá em cima o pote caiu, e veio rolando e só se quebrou lá em baixo, só depois que veio a se chamar bairro da Saudade, pois é onde se localiza o cemitério local.

3 - BAIRRO NOVO ACORDO

O nome originou-se de uma discussão entre os seus donos que eram o Sr. Napoleão Freitas "Seu Napo" e João Anastácio Filho "seu Jacó".

O Senhor João Anastácio Filho queria por o seu nome em uma das ruas, porém o seu Napoleão Freitas não aceitou e começou o conflito entre os dois, vindo depois a prevalecer a vontade do Senhor Napoleão.

O Senhor Jacó teve que se conformar para que não criasse maiores problemas, depois de muito tempo veio a se chamar Novo Acordo, por causa de um acordo de ambas as partes.

É um bairro simples, de poucas ruas e gente boa e simples.

4 - BAIRRO SÃO CAETANO

O bairro São Caetano era um mangueirão de propriedade do Sr. Emeresiano Figueiredo, conhecido como "Preto Figueiredo" e uma pequena parte pertencente ao Sr. João Gomes, a maior parte desse terreno foi comprado pelo Sr. Napoleão Freitas, depois o mesmo o loteou e vendeu.

A primeira rua a se formar foi a Justiniano Figueiredo em 1964.

O nome São Caetano se deu de um namoro que o Sr. Napo tinha com uma moça que morava em Itabuna, em um bairro chamado São Caetano.

5 - BAIRRO NOVA JERUSALÉM

Antes de ser loteado era um terreno pertencente ao Sr. Britoildes Gusmão Brito "Seu Britinho", esse terreno ficava visinho do Bairro Guanabara, o Sr. Britinho vendeu aos senhores Geovane Figueiredo "Nenguinha" e Jurandir Figueiredo, ambos irmãos. É um bairro novo criado na gestão do prefeito Laudelino Flaviano Pimentel Leal "Dr. Leal" entre os anos de 1977 e 1982.

6- BAIRRO MARACANÃ

Era um grande mangueirão, onde as pessoas soltavam seus animais, o proprietário era o Sr. Emiliano Soares, vindo depois a pertencer aos senhor Manoel Zeferino Trindade "Seu Né" ,só depois que o Sr. Napoleão comprou e loteou.

Esse bairro surgiu graças ao candidato a prefeito Valdívio Pereira que prometia se eleito e transferir a zona boêmia da cidade ora instalada no centro da cidade para esse bairro. O Maracanã surgiu em 1967, o morador mais antigo de lá era o senhor Sarapião.. O primeiro nome dado a essa bairro foi "Piolho" vindo mais tarde a se chamar Maracanã.

7 - BAIRRO GUANABARA

Esse bairro surgiu com a compra de um terreno pertencente ao senhor Britoildes Gusmão Brito, é o maior bairro de Jordânia, e também o mais populoso.

Recebeu esse nome de Guanabara, porque naquela época o pessoal ouvia muito rádio, e se falava no estado da Guanabara que foi desmembrado do Rio de Janeiro e também da Bahia de Guanabara.

8 - BAIRRO CENTRO

Geralmente é no bairro central que as pessoas vivem com mais conforto, procuram arrumar bem as suas casas, tem serviços de saneamento, elétrico entre outros. É no centro que encontramos bancos, escolas, lojas, hotéis, restaurantes, churrascarias, supermercados, hospitais, praças etc.

O Centro de nossa cidade não é diferente das outras pequenas cidades do interior, basicamente o marco Zero de nossa cidade é a Praça Otelino Sol, ponto de encontro e de concentração de pessoas.

9 - BAIRRO LAGOINHA

Antiga Fazendinha do Sr. Marcos Freitas, esse bairro foi loteado por ele e hoje esta totalmente carente de infra estrutura básica,. devido a sua altitude serve como um mirante para ver a nossa cidade.
Extraído do site: www.diariodojequi.com.br/ pequeno ensaio da História de Jordânia-MG.

Veja várias fotos dos lugares mais principais da cidade.
                                 Foto divulgação, do site Jordatrilha.blogspot.com
Esta foto é a mais linda imagem de Jordânia, numa vista geral da cidade tirada pelos bons fotógrafos do jordatrilha.
Rua Lero Gomes, uma das primeiras ruas de Jordânia

Abaixo a Praça Otelino Sol, o coração de Jordânia.


Você vê a prefeitura municipal de Jordânia próx. a praça Otelino Sol.

A secretaria municipal de Educação de Jordânia
Igreja Católica nossa senhora do Desterro de Jordânia.


Ao fundo, você vê a faculdade de Jordânia
Praça Valdivino Pereira de Souza


Rua José dos Anjos da Silva

No município de Jacinto, próximo a Avaí do Jacinto, o Vale exibe lindas imagens que parecem mais com esculturas naturais.















------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNIDADE  ( BREJO DE AMBRÓZIOS)
O Vale, mesmo com toda essa exploração de minérios, e com gigantesca devastação da vegetação nativa, para ceder lugar pra pastagens, o Vale do Jequitinhonha nas regiões médio e baixo, ainda guarda, uma beleza natural exuberante com uma geografia rica em seus contrastes, além do solo sustentar uma ótima fertilidade natural, para a agricultura subsistêncial. A região também é um lugar que apresenta qualidade de vida, que é o caso dessa pequena(Comunidade de Brejo de Ambrózios no município do Jacinto) onde a vida Rural ganha traços da vida Urbana. Com ônibus, energia elétrica, telefone fixo, telefone móvel, televisão, e informática. Na Comunidade, vivem cerca de 25 famílias que não sentem necessidades de morar na zona Urbana devido as boas condições de viver aqui. Assim é o Vale do Jequitinhonha, convive pacificamente com riqueza e pobreza, superação e cultura, devastação e beleza natural. Como muitos admiradores do vale já disseram: O vale do Jequitinhonha é realmente um lugar de contrastes!


Veja a seguir fotos relativas a Comunidade.













Sites do vale do Jequitinhonha que vale a pena visitar, clique em cima do link.
Revista contemporânea
Diário do Jequi
Blog Onhas















POUSO ALEGRE NA FOTO AÉREA DO SATÉLITE,COMO VOCÊ NUNCA VIU ANTES.


Visualizar POUSO ALEGRE BAHIA em um mapa maior

CBN

CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI NESTES ANÚNCIOS EM BAIXO.

MANDE TORPEDOS e MENSAGENS GRÁTIS PARA ONDE VOCÊ QUISER!!!!

CALCULE AQUI A VELOCIDADE DE SUA INTERNET!!