ECONÔMIA e POLÍTICA

Atividade Agropastoril
A ocupação trabalhista na região de Pouso Alegre, nos primeiros tempos até meados da década de 1980, subsistia apenas da atividade agropastoril, de onde o trabalhador tirava o seu sustento familiar no manejo de gado nas fazendas adjacentes ao distrito. No plantio de pequenas lavouras agrícolas e todo tipo de trabalho braçal. Com baixa remuneração, sem benefícios e sem direitos trabalhistas.




Extrativa de Grafite
Esta é uma empresa extrativa de minérios (Grafite) que instalou se, no município, bem próximo a Pouso Alegre na década de 1980. Foi se instalando aos poucos no inicio com sua caminhonete Toiota, depois vieram máquinas, inserindo logo nos primeiros momentos trabalhadores que eram moradores da Vila de Pouso Alegre. Alguns deles, e seus “nomes” populares foram: Seu Valdivino de Lima (nego Carote) Zeca Cabelão, Nego Calibudo, Zé Homem e outros, se juntava a alguns trabalhadores da empresa que até aquele momento era apenas uma promessa de uma nova atividade trabalhista e econômica para esta região, que outrora, só “conhecia” o trabalho agropastoril, braçal diarista, e empreita. Raramente se encontrava trabalhadores registrados suas carteiras de trabalho dignamente, como ordenam as leis do trabalho (CLT). Também seus rendimentos mensais eram aquém do necessário para uma vida digna de um trabalhador, sem nenhum benefício corporativista a mais, ou seja, o trabalhador aqui não adquiria e não “conhecia” o que era direitos trabalhistas; trabalhava praticamente num estado servil. Após a instalação desta extrativa de Minérios (Grafite), foi que trabalhadores de Pouso Alegre vieram a conhecer muitos direitos trabalhistas na prática. Esta empresa que já trocou de nome várias vezes, iniciou como: (Minebra, depois para Marmoré, depois Grafite do Brasil, e Extrativa). Emprega aproximadamente um terço dos trabalhadores da Vila, e muitos outros do município sendo a responsável por grande parte da renda gerada no distrito, e no município, tendo assim uma importância significativa para a economia regional. Asseguradamente o trabalhador e o distrito de Pouso Alegre, nunca mais foram os mesmos após a instalação desta importantíssima empresa na região, que tem gerado empregos e riqueza para a economia do município.
Veja algumas fotos, clique na foto para ampliá-la.
Imagens mapa do satélite:Google Pouso Alegre Bahia

 




Imagens mapa do satélite:Google Pouso Alegre Bahia



Indústria de Queijo
Antigamente, o leite produzido nas fazendas contíguas a Pouso Alegre, era aproveitado na fabricação de queijo, manteiga, requeijão e derivados do leite de forma artesanal. Mas depois de ser instalado a empresa Leite Gloria, em Maiquinique nos anos 1974, que depois veio a ser (Valedourado), o leite passou a ser entregue em Maiquinique por Caminhões transportadores para a Leite Glória, antes de chegar a indústria de queijos e laticínios Primor na década de 1990, ao distrito. A indústria foi mais uma coadjuvante na economia local, possibilitando algumas vagas de emprego; além de facilitar a demanda de entrega do leite da região, a indústria fabrica um dos melhores queijos mussarela que se tem no mercado e uma manteiga de altíssima qualidade.




_______________________________________________________________________________
POLÍTICA
Políticos que fizeram por Pouso Alegre

Faz-se necessário mencionar alguns nomes, que na política fizeram alguma coisa por.
Pouso Alegre. Alguns fizeram quando tudo era mais difícil, outros quando se tornou mais fácil, e outros não fizeram nada, ou quase nada. Se bem que é uma obrigação de quem está na política e sendo eleito pelo voto fazer obras que beneficie a população como um todo. Afinal de contas foi pra isso que eles foram eleitos, e é para isso que a política existe. O povo elege um representante
Para trabalhar por ele e em nome dele, é isso a dita “democracia” brasileira. Mas como em nosso país, isso não é normal, e em (Pouso Alegre) é muito pior, muitas vezes temos que lembrar com carinho de quem fez alguma coisa indiferentemente a qual ala partidária esse político pertença como é no caso de alguns que serão citados por breves feitos.
NOMES

Nelson José de Oliveira, prefeito.
Administrou o município de 1967- 1970, Foi o segundo prefeito.
Registrou o documento do distrito de Pouso Alegre para o domínio de Maiquinique.

Claudionor Coelho dos Santos, prefeito.
Governou o município de 1973- 1976. 
Interessou-se pelo bem estar do povoado, Implantou uma pequena enfermaria para pequenos socorros, contratando Maria Ení na época para enfermeira. Construiu também a primeira escola Primária: Francino Gobira.


Nataniel Souza Silveira, prefeito.
Seu primeiro mandato, foi de Janeiro de 1971 a Dezembro de 1972, 2 anos de administração. No segundo administrou a  o município de 1977 a 1982, 5 anos. Construiu o primeiro posto de vacinação, iniciado por seu sucedido prefeito Claudionor. Trouxe a primeira água encanada. Fez o primeiro calçamento da primeira rua. Rua da Palha atualmente rua Pouso Alegre. Construiu a escola Rural Valter José de Oliveira, uma escola mais avançada para a época com duas salas de aula e cantina, com amplo espaço interno. Trouxe a luz elétrica, trouxe a segunda estrada para Pouso Alegre, muito boa na época, atendia perfeitamente a demanda, e durante seu mandato mantinha funcionando em perfeito estado a segunda saída para Maiquinique que ligava a várias fazendas. 



   
Herosino de Sousa Pereira, vereador.
Eleito por três vezes consecutivas, sem ser derrotado por outro adversário, foi o primeiro vereador a se interessar em dar um pouco de dignidade a Pouso Alegre. Antes de Herosino o vereador foi Joaquim de Plínio que consegiu-se eleger por cinco vezes, sendo derrotado por Herosino. Mas no distrito, Joaquim de Plínio a despeito de muitos que só querem o poder; não fincou uma só estaca no povoado. Entretanto Herosino se interessava pelo vilarejo e muitas coisas vieram por intermédio dele, e de Nataniel Souza Silveira, quer dizer: "As primeiras coisas".
                                           
Nemésio Meira Júnior, prefeito.
foi prefeito do município por três vezes, de 1983-1988, 1993-1996 e 2005-2008.
Trouxe a primeira TV pública para Pouso Alegre, em preto e branco, calçou alguns barrancos, construindo alguns muros de contenção como você pode ver na foto, recalçou a Rua Pouso Alegre, repavimentou a Praça Francino Gobira, e calçou a Rua das Flores etc.


Fabrício Brito de Lacerda, vereador.
Revelou-se como um ótimo prestador de serviços no distrito, bem prestativo. Tem servido a muitos moradores de menor renda auxiliando-os, na construção e reformas de casa própria dando um pouco mais de dignidade a muitos concidadãos munícipes de Pouso Alegre.


Jesulino de Souza Porto, prefeito.
Primeiro mandato, 2009- 2013.
Configura entre um dos melhores prefeitos para Pouso Alegre, entre todos os que já passaram na política por aqui. Prefeito de obras no município realizou muitas obras em Maiquinique, também terminou de calçar todas as ruas de Pouso Alegre calçamento de ruas que tiveram inicio em 1980, ruas que foram iniciadas por prefeitos que passaram por mais de dois mandatos sem serem concluídas, mas que foram todas terminadas num único mandato de Jesulino porto em 2011, após exatos 31 anos. Só para citar algumas: (Ruas São Domingos, Travessa São Domingos, Rua da Farinheira Rua do Chafariz etc.) e com a mesma disposição determinou concluir o calçamento de todas as trilhas (carreiros) existente na vila; que certamente facilitará o trânsito de pessoas mesmo em dias chuvosos. Se considerarmos que todas estas ruas foram pavimentadas em um único mandato, este já é o prefeito que mais pavimentou ruas na Vila.  Também é digno de nota, a educação neste mandato, da pra perceber que a educação no distrito tem uma melhor aplicabilidade, um melhor desempenho, professores mais motivados, diretores mais comprometidos com a causa educacional. Para políticos assim que fazem por Pouso Alegre temos que direcionar nossos agradecimentos, e torná-los públicos os seus feitos. Político assim, é gente que faz.

Próximos desafios da política no distrito:
Trazer uma Ambulância com médico de plantão para primeiros socorros a semana inteira, ou construir um PA-(Pronto atendimento).
Trazer o asfalto até a vila.
Construir um melhor Campo de Futebol.
Reconstruir a ponte da divisa Bahia Minas, Fabrício de Lacerda caida desde1999.
Proporcionar uma verdadeira Inclusão Digital, que ainda não tem para todos.
Trazer antenas de telefonia móvel (celular).






POUSO ALEGRE NA FOTO AÉREA DO SATÉLITE,COMO VOCÊ NUNCA VIU ANTES.


Visualizar POUSO ALEGRE BAHIA em um mapa maior

CBN

CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI NESTES ANÚNCIOS EM BAIXO.

MANDE TORPEDOS e MENSAGENS GRÁTIS PARA ONDE VOCÊ QUISER!!!!

CALCULE AQUI A VELOCIDADE DE SUA INTERNET!!