JANELA CULTURAL-CURIOSIDADES

Em Pouso Alegre, é tradição antiga realizar o desfile no dia 7 de setembro de cada ano. Relembrando a Independência do Brasil em 1822, as margens do Ipiranga. Um dos  precursores que mais promoveu este evento importante na ala estudantil foi: O professor JOSÉ PEREIRA DE SOUSA, (José Professor). Os professores que estão de frente para os alunos são: Profs: Leonara, André, Ariovaldo e Jussara.
Veja se você se reconhece nesta foto
 
Representação do grito da Independência as margens do Ipiranga em1822.

A décima primeira Gincana Cultural-Estudantil de Pouso Alegre de 10 a 14 de Agosto de 2011, foi um evento sensacional, organizado pela secretaría de ensino de Pouso Alegre sob coordenação de Amélia Alves diretora Regional, teve várias apresentações, brincadeiras, personagens curiosos e marcantes como você pode ver na foto, na verdade uma pequena virada cultural.
Vê se você se encontra em uma destas fotos.

Fotos cedidas por Jaziely Pereira.
__________________________________________________________________________________
CURIOSIDADES

VOCÊ SABIA QUE?...

FUTUCA

Você sabia que, o cognome de “Futuca” quer dizer: Apelido que foi dado ao distrito, foi colocado por causa do costume que o povo local tinha de ficar cuidando da vida uns dos outros? Fofocando, fuxicando, levando e trazendo fuxico, ou seja: Futucando. Daí veio a alcunha de Futuca. E até o próprio Teodoro dos Santos (Piu do Futuca), que defendia este lugar com “unhas e dentes”; ao sentir na pele este carma por ser também acometido por uma onda de fofocas, fuxicos e calúnias, chegou a dizer: Isto não é o Futuca, isto é, o sem jeito!!!

CASAMENTO
Que
O primeiro casamento a-se realizar na Igreja Católica foi gratuito? De acordo com a tradição seu (José Martins) construtor da obra prometeu que se acabasse a obra naquele ano devido à construção ter caído várias vezes por causa das constantes chuvas que derrubava as paredes de adôbro, o primeiro casamento que se realizasse na Igreja seria de graça, pois era uma prática antiga da Igreja Católica, cobrar por este tipo de sacramento.

TELHADO
Que o primeiro telhado da Igreja, foi feito pelo seu Vicente numa Olaria na fazenda de seu Alziro?

BÊBADO
Que um bêbado de região circunvizinha atrapalhou o celebrar de uma missa da Igreja? Pensando que fosse uma festa, entrou armado de faca e facão na cintura, e com um enorme saco de farinha na cabeça, e permaneceu por longo tempo ajoelhado dividindo as atenções, enquanto o saco balançava-se para a direita, e para a esquerda.

TRADIÇÕES E COSTUMES


VOCÊ sabia que? Jordânia, Almenara, Jacinto, Salto da Divisa e outras cidades próximas já pertenceram à Bahia? Pois é, pertenceram à Bahia até o final do século (XVII). E, é daí que vem muitos costumes tradicionais e culturais de Pouso Alegre, como: Folia de Reis, Asteamento da bandeira de São Sebastião, acompanhado de leilões como era praticado nas décadas de 1970-1980, por seu Sebastião Coió, seu Zé Vela e outros, nos arredores. São costumes e culturas vindo do Vale do Jequitinhonha. Também a arte da Cerâmica, Telha de barro, Pote, Talha e Panelas etc. O fabricar Rendas e Armadilhas para aprisionar caças como: Mundéu, Jequí, Jacá, Arapuca, etc. Que alguns moradores de Pouso Alegre faziam, veio do Vale com moradores que vieram de Salinas, Almenara, Diamantina e outras.

DOCUMENTO
QUE
De acordo com dados da prefeitura de Maiquinique para o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, no histórico de Valdolino Mineiro Cunha: São (dez hectares de terra). Em 18 de abril de 1969, o então prefeito de Maiquinique,( adquiriu dez hectares de terras) pertencidas ao senhor Alfirio Alves Ferreira, onde foi instalado o distrito de Pouso Alegre, Município de Maiquinique. Fonte: Prefeitura Municipal de Maiquinique Autor do Histórico: VALDOLINO MINEIRO CUNHA. Mas... Conforme cópia gentilmente cedida, citação de uma parte do documento lavrado no livro 3-g da prefeitura, consta assim: (Certifico e dou fé que as folhas 108 do livro 3-g foi transcrito em data de 11 de Junho de 1969, sob no R-11 344 a escritura pública de compra e venda de uma parte da terra de um imóvel rural denominado Boa Vista que passou a se chamar (Pouso Alegre) situado na zona do córrego da Lama município de Maiquinique, comarca de Macarani Estado da Bahia, sem nenhuma benfeitoria, medindo esta parte de terras e a área remanescente (Nove hectares 9 Noventa  90 Ares e Quarenta e Seis 46 Centiares), limitando o imóvel na sua totalidade com herdeiros de Francino Gobira, Norberto José Vieira e o ribeirão na qual figura como adquirente prefeitura municipal de Maiquinique Estado da Bahia, representada neste ato por seu prefeito Nelson José de Oliveira, havido por compra a Alfírio Alves Ferreira, conforme a Escritura pública de compra e venda, datada de (18 de Abril de 1969.) Veja que tem uma pequena diferença, mas é certo que a posse do imóvel pertence única e exclusivamente desde Abril de 1969, a prefeitura municipal de Maiquinique.






POUSO ALEGRE NA FOTO AÉREA DO SATÉLITE,COMO VOCÊ NUNCA VIU ANTES.


Visualizar POUSO ALEGRE BAHIA em um mapa maior

CBN

CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI NESTES ANÚNCIOS EM BAIXO.

MANDE TORPEDOS e MENSAGENS GRÁTIS PARA ONDE VOCÊ QUISER!!!!

CALCULE AQUI A VELOCIDADE DE SUA INTERNET!!