NOSSO SUDOESTE

Esta página tem por objetivo mostrar um pouco de beleza da nossa região Sudoeste, Não é, um tratado geográfico da região, por ser a mesma muito vasta, mas, é apenas um pequeno ensaio do que existe aqui. Que apesar de ser uma região um pouco “abandonada” podemos dizer assim, pela política baiana, todavia a região se supera por seus contrastes e belezas naturais. Mas o Sudoeste não vive só destas coisas, é um lugar de comércio forte, com variáveis atrativos turísticos, como: A micareta de Vitória da Conquista, Festival de inverno, Expo-Nacional, exposição agropecuária e industrial, Vaquejada em alguns lugares principalmente em Vitoria da Conquista e Itapetinga, Cavalgada de São Pedro em Macarani, Festa do Vaqueiro em Maiquinique Etc..enfim. O Sudoeste baiano é mesmo uma região admirável.       
O nosso Sudoeste é uma das 15 regiões Econômicas do estado da Bahia.
Abrange 39 municípios baianos, possui uma área de 42.542,9 km² que corresponde a 7,5% do território do estado. Apresentava uma população estimada em 1.144.138 no ano de 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que equivalia a aproximadamente 8,13% da população do Estado da Bahia.
MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA
Os municípios da Região Sudoeste são estes: Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Cravolândia, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Irajuba,Itambé, Itapetinga,Itaquara, Itarantim,Itiruçu, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Lafayette Coutinho,Lagedo do Tabocal, Macarani, Maiquinique,Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Nova Canaã, Planaltino, Planalto, Poções, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Santa Inês, Tremedal e Vitória da Conquista. Com destaque para a cidade de Vitória da Conquista que é classificado como centro sub-regional muito importante, a Jóia do Sudoeste baiano ou a Suíça baiana.
Vitória da Conquista, com 310.129 habitantes, Senso IBGE, 2011, é o centro mais importante da região e a segunda maior cidade do interior baiano.
De vocação eminentemente agrícola, a região sofreu uma mudança significativa a partir dos anos 70 com a implantação do pólo cafeeiro provocando, inclusive, um forte aumento populacional de algumas cidades, principalmente Vitória da Conquista.
A região tem-se mostrado com um novo potencial econômico, com algumas indústrias que chegaram para a região a partir da década de 1990, descentralizando assim da principal atividade ocupacional a, agropecuária.
O Sudoeste conta com cinco variações climáticas
Clima Árido: Se classifica por apresentar temperaturas médias de 23,5°C a 27,1°C
Clima Semi Árido: Este tipo de clima apresenta temperaturas médias de 20,7°C.
Clima Subúmido a seco: Este tipo de clima apresenta temperaturas médias de 18,8° C a 25,4°C
Clima Úmido a Subúmido: Este tipo de clima apresenta temperaturas médias de 19,4° C a 24,6°C
Clima Úmido: Este tipo de clima apresenta temperaturas médias de 18,4°C a 25,3°C
Conforme tipologia climática de Thornthwaite.
O Sudoeste tem um dos Níveis mais baixos na cidade de Potiraguá 181, m e um dos níveis mais altos, na Cidade de Vitória da Conquista que chega a atingir mais de 1000 metros de altitude.
A temperatura mais alta no Sudoeste chega a atingir 37 graus c, nas partes mais baixas e 5 graus c, nas partes mais altas.
Vegetação.
Mapa do projeto RADAMBRASIL Folha SD-24 Salvador
A vegetação do Sudoeste, bastante devastada sua reserva natural, foi classificada por alguns institutos   ambientais como RADAMBRASIL, 1981, SEI-BA e outros, como: Estepe, Caatinga, Floresta Ombrófila densa, floresta Estacional Semidecidual; Floresta Estacional Decidual e Área de Tensão Ecológica.


A HIDROGRAFÍA 
O Sudoeste baiano possui sete, bacias hidrográficas em sua totalidade, são elas:
Bacia do Rio Paraguaçu     
Bacia do Rio Colônia      
Bacia do Rio Pardo
Bacia do rio de Contas
Bacia do Rio das Almas
Bacia do Rio Jequitinhonha, afluente principal na parte Sudoeste:
Ribeirão do Salto.
Bacia do Rio Jequiriçá

O RELEVO
No Sudoeste Baiano o relevo é bem diversificado geomorficamente, são elas:    
Serras e maciços pré-Litorâneos
Depressão de Itabuna-Itapetinga
Serras Marginais
Piemonte Oriental do Planalto de Vit. da Conquista
Maciço Central
Planalto dos Geraizinhos
Patamares do médio Rio de Contas
Pediplano do alto Rio Pardo
Pediplano Sertanejo



IMAGENS DO SUDOESTE
Veja, alguma fotos lindas  do Sudoeste baiano
Foto extraída do site kyscrapercity.com
 
 
 

 
 



 


foto abaixo, panoramio.com
Foto skyscrapercity.com

Foto tribuanadaconquista.com 

Foto panoramio.com







POUSO ALEGRE NA FOTO AÉREA DO SATÉLITE,COMO VOCÊ NUNCA VIU ANTES.


Visualizar POUSO ALEGRE BAHIA em um mapa maior

CBN

CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI NESTES ANÚNCIOS EM BAIXO.

MANDE TORPEDOS e MENSAGENS GRÁTIS PARA ONDE VOCÊ QUISER!!!!

CALCULE AQUI A VELOCIDADE DE SUA INTERNET!!